Situações como o carro “puxar” para algum lado ou o pneu “comer” de maneira desigual são comuns para quem utiliza o carro como seu principal meio de locomoção. Isso acontece, entre outras coisas, devido a problemas de alinhamento e balanceamento do carro ocasionados pela má conservação das vias públicas, tanto estradas como ruas urbanas. Segue algumas dicas de quando é o melhor momento para fazer o alinhamento e balanceamento do seu veículo.
Confira os passos
1) É recomendável fazer, tanto o balanceamento do pneu e o alinhamento, a cada 5.000 quilômetros rodados;
2) Quando se fizer necessária a troca dos pneus, vale também fazer uma revisão do alinhamento e do balanceamento. E, se preciso for, fazê-los;
3) Uma leve ou forte tripidação das rodas pode indicar, entre outras coisas, que está na hora de alinhar novamente o carro;
4) Se o carro “jogar” para algum lado com o volante solto ou quando pisar no freio é um sinal de que o alinhamento não está em suas perfeitas condições;
5) É comum motoristas utilizarem o rodízio dos pneus; cada vez que for feito isso, aconselha-se refazer o balanceamento;
6) Todo e qualquer reparo nos pneus pode acarretar uma mudança na sua estrutura, e, por consequência, afetar o balanceamento;
7) Balancear apenas as rodas dianteiras muitas vezes não acaba com o problema. O ideal é fazê-lo tanto nas rodas da frente como nas de trás;
Importante
Tanto fatores externos, como buracos, lombadas, “tartarugas”, pequenas colisões etc; quanto internos, como má conservação dos freios, excesso de carga, chassi, eixos, entre outros, influenciam direta ou indiretamente o bom funcionamento do alinhamento e do balanceamento.
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